vendredi 7 novembre 2008

Declaração da Segunda Assembléia de Jovens da Via Campesina



terça-feira 21 de Outubro de 2008

O Campo é nossa vida Terra que nos alimenta Rios que correm em nosso sangue. Somos a juventude da Via Campesina! Hoje declaramos o começo de um novo mundo. Viemos dos quatro cantos do mundo; Para nos unirmos no espírito da resistência; Para trabalharmos na construção da esperança; Para falarmos de nossas lutas; E aprender uns com o trabalho dos outros. Para nos inspirarmos pelas as canções de cada um, músicas e estorias; Para construirmos solidariedade entre nossos movimentos; Para unirmos como força poderosa por mudança social;

Daqui voltaremos para os quatro cantos do mundo. Levaremos junto o revolucionário espirito, a convicção de um outro mundo possível, a dedicação da luta por nosso modo de viver.

Lutaremos até a vitória! Até que a juventude em todo o mundo vivam no campo, como camponeses! Com paz e prosperidade.

Quando a repressão vier, estaremos unidos em solidariedade! E prosseguindo com a luta. Quando uma companheira cair, levantamos. Quando esfriar, nos abraçaremos para que o fogo de nossa luta abrase nossos corações. Cada dia colocar nossos corpos, nossos pensamentos, nossos corações na trincheira E lutar pela vida! E lutar pela Via Campesina!

Entre os dias 16 e 17 de Outubro de 2008, nós, jovens de mais de quarenta países dos cinco continentes, camponeses e camponesas de diferentes povos e culturas que pertencem à Via Campesina, nos reunimos em Maputo (Moçambique) para realizar nossa II Assembléia Mundial de Jovens da Via Campesina.

A juventude da Via Campesina aqui presente, ante as desigualdades e misérias que tomam conta do mundo, somos e nos sentimos o presente e o futuro de uma nova sociedade que sustenta o mundo. Mas temos problemas comuns que o dificultam.

O maior de nossos problemas é o sistema capitalista/neoliberal que, com seus meios de repressão, extorsão e propaganda, espalhou a desigualdade e injustiças por todo o mundo.

Este sistema impôs uma agricultura produtivista que provoca o abandono do meio rural, migrações entre regiões, dificulta o acesso à terra e aos bens naturais e fomenta os transgênicos, a perda da Soberania Alimentar e impulsiona novas formas de colonização como os agronegócios . Estes problemas, afetam de maneira especial a jovens, mulheres e a classe tarbalhadora.

Ante essa cruel realidade, as e os jovens da Via Campesina, com força e sentimento, apostamos por um novo modelo social baseado na Soberania Alimentar dos povos mediante a Reforma Agrária Integral. E pars isso propomos:

- Acesso à terra, com políticas de apoio para o retorno e o estabelecimento da Juventude no campo, para assegurar a alimentação e o futuro de nosso planeta.

- Luta e ação contra o modelo neoliberal, o imperialismo, as forças de ocupação, os tratados de livre comércio, as políticas agrícolas impostas pela OMC, o FMI, as multinacionais, o consumismo, os organismos geneticamente modificados, a criminalização dos movimentos sociais e a migrações de trabalhadores e trabalhadoras.

- Solidariedade entre as regiões como movimentos sociais que estão levando a cabo modelos alternativos frente ao sistema neoliberal, mediante princípios de integração com reciprocidade, complementariedade y cooperação para superar las desigualdades sociais.

- Formação política e ideológica integral da juventude. Educação popular. Formação camponesa em técnicas agroecológicas.

- Melhora de la comunicação entre as e os jovens das diferentes organizações e culturas e criação de redes de comunicação alternativas como instrumento político e social para transformar o modelo que atualmente impera.

- Aprofundamento e avanço no debate das causas das migrações e situação da classe trabalhadora.

- Articulação de relaciones e alianças políticas, sociais e culturais entre jovens do campo e da cidade visando a unidade dos jovens do mundo para a mudança social e a conquista da Soberania Alimentar.

Para materializar estas propostas, nosso plano de ação é o seguinte: 1. Criar uma comissão provisória de jovens durante a V Conferencia para dinamizar o trabalho de coordenação. 2. Realizar ao menos um encontro de jovens por regiões em 2009 3. Realizar um acampamento internacional na Espanha no final de 2009.

Outros aspectos que trabalharemos nos próximos quatro anos: - Fomentar la formação político-ideológica e técnica em cada região. Elaborar e socializar materiais formativos ideológicos ligados às reivindicações da Via Campesina. Elaboração de una lista de escolas de formação política em nível internacional

- Criar y melhorar la comunicação entre nossas organizações, criar alianças com outras organizações que lutem por objetivos similares aos da Via campesina e abrir e socializar os conteúdos de esta assembléia a outras organizações amigas e pessoas jovens.

- Nos comprometemos a construir, desenvolver e fortalecer nosso espaço como jovens nas organizações nacionais, regionais e internacionais da Via Campesina, pelo que pedimos a incorporação de dois jovens, um homem e uma mulher na Comissão Coordenadora Internacional (CCI).

- Organizar ações concretas contra o modelo neoliberal e em prol da Soberania Alimentar nas nossas próximas reuniões, encontros ou assembléias de jovens da Via Campesina

Por tudo isto, as jovens e os jovens da Via Campesina nos comprometemos a continuar a luta pela Soberania Alimentaria e pelos direitos das camponesas e camponeses de todo o mundo. Como disse Neruda, poderão cortar as flores pero no poderão deter a primavera!

Alerta, alerta, alerta, que caminha a juventude na luta da Via Campesina

JUVENTUDE!!!!!! Globalizemos a luta, globalizemos a esperança!!!!!


Aucun commentaire: