mardi 9 décembre 2008

CONGO : Apelo à Solidariedade Internacional

SITUAÇÃO NO NORTE KIVU, REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE CONGO:
APELO À SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL
NÃO À GUERRRA!
SIM À VIDA E À SOBERANIA ALIMENTAR!

A Confédération Paysanne do Congo (Confederação Camponesa do Congo), COPACO-PRP, membro da Via Campesina em Àfrica, lança um apelo à solidariedade internacional, vista a situação de conflito armado e de insegurança que se intensificou nas últimas semanas na provincia do Norte Kivu, na fronteira com Ruanda.
As vítimas deste conflito armado entre tropas regulares congolesas e grupos rebeldes, são as populações civis inocentes, forçadas a fugir das suas casas e das suas machambas, forçadas a errar nas estradas e a juntarem-se, no melhor dos casos, em campos de refugiados. Já haveria mais de um milhão de deslocados e três milhões de mortos na região, vítima de insegurança há mais de 15 anos já.
Neste contexto de guerra e de impunidade, as mulheres são regularmente violadas, a violação sendo considerada como uma arma de guerra como qualquer outra.

Estas populações são na sua maioria famílias inteiras, camponeses e camponesas, que hoje não têm mais acesso às suas machambas, seu gado, suas culturas, e não podem voltar para suas casas. Além disso, consideradas armas brancas, suas ferramentas de trabalho como a enxada e o facão, lhes são confiscadas.

Nós, camponeses e camponesas de Congo, precisamos de campos de mandioca!
Não precisamos de campos de minas nem de guerras!

Esta guerra é claramente também um atentado à Soberania Alimentar destas famílias, e do país no seu conjunto. Forçando os camponeses e camponesas a deixarem suas machambas, e portanto forçando-os a não poderem cultivá-las seguindo o calendário agrícola, abre-se a porta sem vergonha à ajuda alimentar internacional, muitas vezes em mão das transnacionais do sector agro-alimentar, e isso em nome da suposta segurança alimentar e da ajuda internacional!

Na hora da crise alimentar mundial, reafirmamos que a Àfrica em geral, e o Congo em particular, podem alimentar-se eles próprios !
Esta guerra contribui ao desaparecimento acelerado das camponesas e camponeses, e ao desaparecimento da agricultura camponesa!

Por esta razão, nós da Confédération Paysanne de Congo, lançamos um apelo à solidariedade internacional, junto a todos os membros da Via Campesina, mas também junto a todos os nossos amigos e amigas, em África e no mundo.
 Podem enviar mensagens de solidariedade aos camponeses e camponesas de Leste do Congo, afectados por esta guerra infame, à copacoprp@yahoo.fr et/ou à vcafrica@gmail.com
 Pedimos que enviem também mensagens às embaixadas de RDC nos vossos países, às de Rwanda, assim como à Organização das Nações Unidas, ONU, que tem uma missão de manutenção da paz em Congo – para que sejam tomadas medidas para proteger as populações civis inocentes, camponeses e camponesas na sua maioria, e para que acabem as violações impunes contra nossas mulheres. Que sejam tomadas medidas também para permitir a essas famílias camponesas deslocadas que voltem para suas casas, e retomem seus trabalhos agrícolas.



SOBERANIA ALIMENTAR JÁ ! COM A UNIDADE E A LUTA DOS POVOS !

GLOBALIZEMOS A LUTA ! GLOBALIZEMOS A ESPERANÇA !



Contactos :
COPACO-PRP, Nathanael Buka, portavoz nacional, Tel : +243 81 16 48 430, copacoprp@yahoo.fr
COPACO-PRP, Alphonsine Nguba, membro do CCI da Via Campesina, Tel : +243 99 46 42 963, ngubaalpha@yahoo.fr
Renaldo Chingore João, UNAC, Mozambique, membro do CCI da Via Campesina, renaldo.unac@gmail.com
Ibrahima Coulibaly, CNOP, Mali, membro do CCI da Via Campesina, i_ibracoul@yahoo.fr
Fatimatou Hima, Plateforme Paysanne du Niger, membro do CCI da Via Campesina, fatimatou3@caramail.com

Aucun commentaire: